O PAÍS DAS MIL ERVILHAS
Como conseguirão chegar a Krebber
se ainda não passaram pela asa de Klee?
Como conseguirão chegar a Guyton
se ainda não saíram do negro de Braque?
Como conseguirão chegar ao século XXI
se ainda não chegaram ao século XX?
Como conseguirão chegar a Mei-Mei
se ainda não esqueceram Mallarmé?
O diabo é estarmos rodeados por
Mallermazinhos por todos os lados!
Disse e muito bem Murillo Mendes!
AS CATEGORIAS
Existem três categorias de poetas
os que matam por uma carreira
os que trabalham por uma carreira
os que não procuram uma carreira
Existem três categorias de poetas
os que vão a todas as leituras
os que vão a algumas leituras
os que detestam leituras
Existem três categorias de poetas
os com enorme ego
os com grande ego
os de pequeno ego
Existem três categorias de poetas
os maus os assim assim e os bons
Existem três categorias de poetas
e eu espero não pertencer a nenhuma.
AS COLINAS VERDES DA TERRA
“It used to drive me nuts when people immediately
connected my work to cartooning, and I had a whole
speech about how modernism is filled with painters
who use black outline, blah, blah, blah.”
Carroll Dunham
Já não se conhecem lutadores nus
sobre o prazer limpo de competir
Somos dois homens cuja cara espelha
o oculto ser que o mundo perdeu
Sob esses finos cabelos e barbas espessas
há todo um corpo que deseja outro
Somos dois homens sem seios femininos
e o centro da nossa rebeldia jaz no centro
Destes corpos a pele pálida é a morte
entrando pelas unhas a meio do dia
Procura procura a tela fixada em título
e procura vestígios da colina vazia
E nós teremos a suspeita ou certeza
de estarmos a ver o exato mundo
Somos dois homens de cara branca
e de roliços corpos em esforço
Volumétricos delitos de virilidade
cujos genitais são duras bagas
lançadas por entediantes deuses
TRANSPARÊNCIA
Da alta coluna o palhaço no meio
da praça do comércio gritou a viva voz:
Dizei-me quem são os vossos amigos
e dir-vos-ei em qual editora publicam!
Infringida a primeira regra do espaço
social só lhe restava a prisão. Por isso
apareceu o “crítico” de pena na mão e no
telegrama sentenciou “a terrível pena”:
O cardume não tem qualidade não me
veio beijar a horas a mão o pé e o cu.
De x-ato na mão rompia calmamente
película a película sozinho na sua cela
Tinha por único amigo o silêncio e duas
pequenas aranhas uma cega outra negra